Cidadania e Desenvolvimento

 

           

 Ninguém Nasce racista. Continue criança!



Discurso de Emma Watson pela Organização das Nações Unidas (ONU) - Campanha #HeForShe




 Clique aqui 👉"Uma geração que está pronta para abraçar o desafio"



Chamam-lhes geração Z.

Os jovens de hoje cresceram a ter o mundo ao alcance a partir do ecrã de um telemóvel.

Agora, viram esse mundo virado do avesso com uma pandemia que obrigou a mudanças drásticas. Daqui para a frente são eles que vão desenhar e definir o futuro. Esta é a geração que pode mudar a história.

Neste primeiro episódio começam por falar da geração deles, do que os motiva, do que os revolta e sobre os desafios que têm pela frente.

15/25 - Sic - Episódio 1

Clique aqui 👉 Ambiente e alterações climáticas



As alterações climáticas eram, claramente, o principal desafio que os 15|25 consideravam ter pela frente... antes da pandemia. A paragem do mundo trouxe outras emergências e preocupações mas para a nova geração resolver o problema do clima não pode deixar de ser uma prioridade.



Clique aqui 👉Sinais de transito



Os sinais de trânsito servem para nos orientar e para nos manter em segurança na estrada. As formas e as cores definem o seu significado. Os de obrigação são redondos e de fundo azul. Os sinais de proibição são redondos e vermelhos. Os de perigo são triangulares e vermelhos em volta. Já os sinais de informação são quadrados ou retangulares com o fundo azul. O STOP é muito importante: todos sabemos que parar é mesmo parar e por isso tem uma forma especial, octogonal.

 

Conteúdo da Escola Mágica, ao abrigo de uma parceria com o Ensina. Destina-se a alunos do 1.º e 2  anos do ensino básico.


Deus Cérebro - Maquinaria das Emoções - Episódio 1

Não é só a tecnologia do século XXI que é exponencial, também o cérebro humano obedeceu à mesma regra no passado, sendo considerado o mais rápido crescimento de um órgão complexo da história da Humanidade. O que terá estado na origem deste fenómeno? Qual o papel da cooperação e da socialização na edificação da cultura humana? O que distingue o nosso cérebro do cérebro dos animais? Porque é que nos tornámos inteligentes e de que forma a inteligência está ligada às emoções? Ligação entre saúde e vida emocional é cada vez mais clara. Que impacto têm as emoções no cérebro humano? É possível morrer de amor?

                  Clique aqui 👉Deus Cérebro - episódio 1


Deus Cérebro - Em Construção - Episódio 2

Pouco mais de uma centena de pessoas está identificada com uma espécie de superpoderes, os savants. O que é que os estudos das últimas década nos dizem sobre estes casos especiais e porque é que ter uma memória excecional não é necessariamente bom? A memória tem um papel determinante nas nossas vidas mas não devemos confiar demasiado nela. A associação entre memória e linguagem, fala e arte terá dado um impulso determinante para a evolução humana. Se a linguagem é fundamental, a música assume um papel estruturante e transversal à sociedade humana, visível na forma como ativa o próprio cérebro. Não há registo de nenhuma cultura que nunca tenha usado ou criado música. A que se deve o poder da música no cérebro humano? Que efeitos pode ter no cérebro de crianças que praticam música diariamente? Porque é que os grandes líderes deveriam ouvir música juntos antes de tomarem importantes decisões? Porque tem a música o poder da sedução? Génio e criatividade nascem connosco ou são construídos?


       Clique aqui 👉   Deus Cérebro - Em Construção - Episódio 2


Deus Cérebro - A Peça que Falta - Episódio 3

Vivemos provavelmente a corrida mais frenética e urgente da história da humanidade. União Europeia, EUA, China e vários outros países unem esforços para fazer face a uma das mais complexas missões com que a ciência alguma vez se defrontou: descodificar o cérebro humano. Se não descobrirmos para o cérebro aquilo que já descobrimos para os restantes órgãos, vamos viver mais mas dementes. Há uma urgência global na descoberta de soluções para as doenças neuronais e as perturbações do cérebro que afetam 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo e que irão aumentar nas próximas décadas. A Doença de Alzheimer é responsável por metade dos casos de demência e prevê-se que duplique até meados do século, caso a neurociência não consiga reverter a tendência. O suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens adultos. A utilização clínica de drogas psicadélicas tem conquistado terreno como uma das novas vias da neurociência no combate à depressão. Que novo olhar lança a neurociência sobre as doenças neurológicas que mais afetam adultos e crianças no século XXI?

    Clique aqui 👉 Deus Cérebro - A Peça que Falta - Episódio 3


Deus Cérebro - Inesgotável - Episódio 4 (Último)

A fusão entre cérebro humano e tecnologia já começou. Neurociência e cibernética unem-se para criar uma nova espécie ciborgue. Que impacto poderá ter uma nova espécie de humanos melhorados no próprio cérebro humano, criado e aperfeiçoado ao longo de milhões de anos? Passámos de uma espécie nómada de caçadores-recoletores a sedentários dependentes de aparelhos tecnológicos. Que consequências trazem os novos hábitos ao nosso cérebro? Só temos consciência de uma ínfima parte de 1% da diversidade de moléculas e ondas de energia que circulam à nossa volta e em nós. Mas temos um fator a nosso favor: somos verdadeiras máquinas do tempo. Será o cérebro humano um descodificador da realidade ou um mestre do artifício? Qual o lugar da consciência humana no Universo? Aquele que permanece o maior mistério do cérebro humano está ainda longe de ser descodificado. Apesar de todas as tentativas da ciência, chega-se sempre a um ponto em que o milagre acontece.

              Clique aqui 👉Deus Cérebro - Inesgotável - Episódio 4 (Último)


                                           Manifestamente - Capítulo 1: Apresentação

Este vídeo faz parte do curso 'Kit Básico de Saúde Mental' criado pela Manifestamente, disponível no site www.manifestamente.org




Capítulo 2: Saúde Mental




Capítulo 3: Sinais de Alerta



Capítulo 4: Doença Mental



Capítulo 5: Como Ajudar-me



Capítulo 6: Como Ajudar Outra Pessoa



Capítulo 7: ajuda especializada




Capítulo 8: COVID-19 e Saúde Mental



Capítulo 9: Cidadania pela Saúde Mental





Capítulo 10: Encerramento





Home é um documentário lançado em 2009, produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. O filme é inteiramente composto de imagens aéreas de vários lugares da Terra. Mostra-nos a diversidade da vida no planeta e como a humanidade está ameaçando o equilíbrio ecológico.






                                     Clique aqui👉   Um guia para uma internet segura













Sem comentários:

Enviar um comentário