Queres ouvir uma história? (Pré-escolar e 1º ciclo)


Clique aqui 👉História sobre uma Coisa tão Pequena que nos Pode Salvar


Esta história pôs-se a pensar nos finais de outras histórias que não são de encantar. Também por lá andam patinhos feios, tristes, injustiçados, perseguidos por vilões que os atacam com humilhações. Falta-lhes a magia das fábulas para se transformarem em cisnes extraordinários. Talvez se entrassem em cena heróis ousados, valentes, determinados, os maus finais pudessem ser evitados. Para tudo acabar mesmo bem, só precisamos de conhecer a palavra fantástica que o autor deste conto descobriu. E, claro, de a usar. Queres experimentar?

História de uma Coisa tão Pequena que nos Pode Salvar é uma história de Afonso Cruz narrada aqui, ao mesmo tempo, por Pedro Ramôa, em Português, e Amílcar Furtado, em Língua Gestual Portuguesa.


Clique aqui 👉O semeador de sorrisos




Chama-se Francisco Aristides e, nesta história, coube-lhe ser a única pessoa com um sorriso à prova de gente mal disposta, rabugenta e sisuda. Ele que não é velho nem novo, gordo ou magro, muito alto ou muito baixo, sorri todos os dias. Os vizinhos têm olhos zangados e pensamentos desconfiados. Que sorriso apatetado, comentam entre eles. O que levará dentro daquele saco de lona azul? interrogam-se, curiosos. Talvez seja magia, ou algo assim extraordinário que mude a vida triste e banal do seu bairro. Mas isso só vamos revelar quando o conto estiver a terminar.

O Semeador de Sorrisos é uma história de José Jorge Letria narrada aqui, ao mesmo tempo, por José Raposo, em Português, e Patrícia do Carmo, em Língua Gestual Portuguesa.

 

Conta um Conto foi buscar histórias aos livros para as virar de pernas para o ar. Para que tu as pudesses ver e ouvir melhor. Com pessoas e desenhos feitos à mão, que aparecem nos sítios mais inesperados e, às vezes, até se mexem e tentam falar, os atrevidos. São contos fantásticos que põem a imaginação a crescer dentro de ti. Tudo pode acontecer. Experimenta ver.

A Bela e o Monstro


                        

"Sobe" - por Alyce Tzue


                                  
                           

O Beijo da Palavrinha
                                de Mia Couto


As Cinco Ervilhas 

de Hans Christian Andersen






A revolta das Frases - MARIA ALMIRA SOARES

 

Um livro, cada vez mais atual, sobre os desafios da língua portuguesa. Quantas vezes falamos e escrevemos sem pensar com que palavras, com que frases o estamos a fazer! Quantas vezes nem olhamos para essa coisa preciosa de que tanto nos servimos: as palavras! Será que elas pensam?! Será que elas sentem?! Será que elas ficam incomodadas quando são vítimas do nosso desleixo?! Cuidado! Que as palavras não são de ficar quietas... e um dia talvez ganhem voz própria, se revoltem e nos arrastem para uma aventura surpreendente...

 

 

“— É que nós, as palavras, as frases, que vocês escrevem, andamos cansadas de maus tratos físicos e morais. Vocês, que nos produzem e que deveriam ser os guardiães do nosso bom nome e integridade moral, apresentam um tal grau de desleixo, incúria e crueldade, que nos vimos forçadas a tomar uma atitude. Eu pertenço à secção das frases na escola, subclasse das frases escritas nas mesas, mas temos interligação com as frases de todo o país, na Confederação das Frases Portuguesas, e estamos até a trabalhar num plano de articulação com as frases do Brasil e dos Palop.”





 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário