Notícias

Conta-nos a tua história

Isso mesmo. Queremos ver os nossos leitores desfrutar dos livros sozinhos ou em família, ao deitar ou ao acordar… como quiseres!

Publica os vídeos no teu Facebbok ou Instagram (sempre com a publicação/perfil aberto ao público), ou na página de Facebook do Clube de LeYtura ou Facebook das Bibliotecas de Coronado e Castro. Para que possamos encontrar o teu video, não te esqueças de mencionar os nossos hashtags: #clubedeleytura #leyahistoriasaodeitar #leyaemcasa #bibliotecascoronadocastro #bibliotecaescolar

Sentir a emoção de partilha as tuas histórias!


Aguardamos, ansiosos, os teus vídeos. 


Por que é que as crianças não aprendem?



A maior parte das dificuldades surgem por desmotivação, não por incapacidades neurológicas: a conclusão é de Nelson Lima, neuropsicólogo e diretor do Instituto de Inteligência, que há anos vem organizando estudos, orientando professores, apoiando as crianças e chamando a atenção para a ineficácia do atual sistema de ensino.


'As crianças sentem-se perdidas e não percebem para que serve a escola. Tal como os incêndios e os desastres de automóvel, acho que também na escola estamos em estado de calamidade nacional.'


Foi o Instituto da Inteligência que lançou o alerta: um em cada três alunos portugueses tem dificuldades de aprendizagem, número escandaloso para qualquer país e que, ainda  por cima, tem tendência a aumentar.


'Há uma quase obsessão em querer ensinar muita coisa às crianças em pouquíssimo tempo', nota Nelson Lima. 'O que a escola devia fazer nos primeiros anos era dar noções gerais do que é a vida. Mas um aluno de 12 anos tem 15 disciplinas! Como é que pode aprender alguma coisa?' Quinze disciplinas que depois se refletem na forma desmesurada como acontecem os trabalhos de casa. Estranhamente (ou talvez não.), e segundo um estudo europeu, somos um dos países com piores resultados escolares e o país europeu que mais tempo dedica aos trabalhos de casa.


O neuropsicólogo conta o caso de uma criança de 11 anos que lhe chegou com uma estranha missão: 'Passou o dia aflitíssima porque tinha de fazer um trabalho sobre a Bósnia-Herzegovina. E sobre o Alentejo é capaz de não saber nada. Entretanto, o irmão estudava exaustivamente a Albânia. Isto tudo, feito desta forma, é um disparate pegado!' Tudo somado, contribui para o stresse diário de muitas famílias.


Pais com tempo e cultura suficientes ou dinheiro para pagar a explicadores são capazes de dar uma ajuda. Mas muita gente se sente aflita. 'Os miúdos vêem-se a braços com imensa informação que se refugia em palavrões. 'Um buraco negro é conhecido como um sorvedouro cósmico', para miúdos de 11 anos, acha normal?', questiona Nelson Lima. 'O importante era dar-lhes algumas noções básicas, mas bem dadas. Atualmente, com tanta matéria que lhes impingem, qual é o resultado? É que não fica lá nada! Eles não sabem nada do mundo! E esta é a geração que há de chegar um dia ao poder!'


É URGENTE A EDUCAÇÃO EMOCIONAL


A obsessão de querer ensinar tudo em pouco tempo faz com que estejamos a cultivar a ignorância, por recusa inconsciente em aprender. 'A ansiedade e o stresse estão a aumentar de forma assustadora nas crianças. E muitos pais, embora se queixem destas anomalias, são os primeiros a defender o modelo de escola atual, porque é a escola que eles próprios tiveram', revela Nelson Lima.


Resolver as coisas passaria por reduzir a carga programática. 'Aligeirar as coisas não seria retirar qualidade, seria dar às crianças mais tempo para falarem sobre o mundo delas e acrescentar coisas que faltam: ensiná-las a pensar e a estudar. Tornar as crianças seres pensadores.' Isto evitaria percursos de aprendizagem trágicos e completamente destruidores de vidas, evitaria, por exemplo, que tanta gente chegasse à universidade com a impressão de que escolheu o curso errado. 'A educação emocional deveria ser uma disciplina mais importante que a Moral. As crianças conhecem-se muito pouco a elas próprias. Elas nunca sabem dizer quem são, não conhecem as suas próprias virtudes e qualidades. E isto é perigosíssimo.'


Nelson Lima propõe mudanças que podem ser feitas pelos próprios pais, pois mudar o sistema de ensino é mais complicado: 'Podemos ajudar as crianças a organizarem-se de modo a que não fiquem muitas horas a estudar. Vinte minutos com um intervalo de dez minutos, depois mais vinte minutos.'


E, principalmente, fazer tudo para que pelo menos o fim-de-semana fique livre de trabalhos. 'Fujam dos shoppings, vão apanhar ar livre, vão passear a parques, jardins, montanhas, vão para onde quiserem mas que seja ao ar livre e onde possam correr. O importante é quebrar a rotina para diminuir os níveis de stresse que estão a aumentar cada vez mais nas crianças. É a única forma de os defender. O resto teria de levar uma volta inteira, por forma a implantar medidas inteligentes não tão ambiciosas sob o ponto de vista académico. Isto já não vai com uma reforma, mas com uma revolução!'


Caminhos para a inclusão e para o sucesso educativo
terça-feira, 20 de outubro de 2015
 
“Tempo de Silêncio”


Quem já experimentou a prática da meditação sabe que esta oferece uma vasta variedade de benefícios sendo conhecida pelo profundo impacto positivo no nosso bem-estar mental e emocional numa abordagem holística do ser.
Quando temos um dia-a-dia cheio de desafios para ultrapassar que nos promove o stress e a ansiedade interior a meditação pode ser uma boa estratégia para o desenvolvimento do equilíbrio e da clareza mental, uma vez que esta nos educa para a manutenção da calma interior o que nos permite olhar para as situações menos boas com uma atitude positiva de resolução em lugar duma resposta imediata e violenta própria do instante irrefletido.

E se, em criança, nos tivesse sido dada a oportunidade de aprender e aplicar esta técnica, qual teria sido o impacto positivo trazido para a nossa vida?
Há algum tempo atrás as escolas do estado de São Francisco, que procuravam a melhor forma de ajudar os jovens das zonas mais violentas e problemáticas desta região, decidiram implementar um programa pioneiro a que chamaram de “tempo de silêncio” (“quiet time”) durante o qual os alunos tinham a oportunidade de praticar a técnica da meditação, duas vezes por dia, durante 15 minutos.
Com a expectativa de que os alunos aprendessem a olhar “para dentro” à procura da solução “para fora”, após quatro anos de implementação deste programa, os resultados foram espantosos:

  • 79% na diminuição das suspensões;
  • 98% de aumento da assiduidade;
  • aumento claro do desempenho académico. 

Fica a reflexão:
E se nós ensinássemos a técnica da meditação às crianças, desde pequenas, será que este instrumento contribuiria para a redução da violência e do abandono escolar?
Será que contribuiria para se tornarem seres mais calmos, solidários e conscientes dos seus atos, como ferramentas para uma vida mais equilibrada e, por isso mesmo, com mais possibilidades de sucesso?




                                              









Sem comentários:

Enviar um comentário