quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Pensamento da semana



Perdoe e Sorria

Todos aspiramos à felicidade, as nossas vidas parecem uma corrida incessante para atingir algo que está mesmo ali à frente, no entanto, parece que nunca lá chegamos!
O que motiva a nossa busca por algo que aparentemente nunca conquistamos?
Parece-me que será a promessa  que nos fazem, desde tenra idade, de que se trata do paraíso, onde tudo é perfeito: nós, os nossos familiares, as nossas casas, carros, roupas e corpos. E o embuste está precisamente aí!
Se olharmos para a lista de itens dos quais fazemos depender a nossa felicidade podemos observar que a grande maioria deles são externos à nossa pessoa. Isto significa que podemos ter uma série de coisas boas nas nossas vidas mas na ausência de algum objeto ou de algum tipo de relação que consideremos importante, estaremos incompletos e, por isso, a felicidade torna-se inviável…
Ao longo da vida vamos colecionando momentos de prazer, chamamos-lhes os nossos dias ou épocas mais felizes, que recordamos com saudade e que desejamos poder reviver.
Todos conhecemos pessoas que ficam presas nesses momentos do passado e, como simplesmente não é possível reproduzir circunstâncias, impedem-se de viver o presente e ficam incapacitadas de ver as oportunidades que lhes vão surgindo, deixando-as passar ao lado, uma a seguir à outra.
Esta frase faz-nos um convite simples. Ser feliz agora, independentemente das circunstâncias. Desenvolver a capacidade de valorizar tudo aquilo que já existe de bom na nossa vida. Ser grato por isso e permitir que o bem  estar se instale dentro do nosso peito. Encarar os desafios do dia-a-dia como oportunidade de aprendizagem e crescimento pois a verdade é que todas as coisas “menos boas” que nos acontecem acabam sempre por revelar aspetos positivos!
As pessoas consideradas como as mais felizes do planeta têm alguns aspetos em comum. Dizem que não necessitam de razões externas para se sentirem felizes, simplesmente acordam e decidem que vão ser felizes, porque sim!
Todas dizem ter sido as circunstâncias mais duras e mais adversas que serviram de gatilho. Foi um despertar para o essencial.

No fim, tudo o que fica é o amor que se deu e aquele que se recebeu.

Assim sendo, talvez hoje seja um excelente dia para sorrir e ser feliz!

                                        Mónica Loureiro

Sem comentários:

Enviar um comentário