quarta-feira, 25 de maio de 2022

Porque a cidadania também se alimenta de palavras e leituras...

 

Como é que te posso fazer feliz?” é a pergunta que Lucas Rodrigues, mais conhecido como Lucas With Strangers, faz a pessoas que encontra, maioritariamente, pelas ruas do Porto. O jovem confessa que foi através deste projeto que percebeu a multiplicidade de histórias de vida e que nem sempre tudo é como parece. “Houve um vídeo que fiz em que perguntei às pessoas se eram felizes e percebi que muitas não eram”.

 

Depois de ter enfrentado um episódio traumático onde chegou a ser sequestrado, Lucas garante que nunca imaginou estar no patamar que está agora. “Tinha medo de sair de casa (…) ninguém dava nada por mim há um ano atrás”.

 

Com quase dois milhões de seguidores no Tik Tok, Lucas decidiu usar as suas plataformas para ajudar famílias que estão a passar por dificuldades devido à guerra na Ucrânia. Na altura, para além de levar uma tonelada de alimentos, conseguiu trazer seis pessoas e lembra que teve receio que o confundissem como alguém que tivesse outras intenções. “Eu estava com medo que eles achassem que eu fosse um traficante de humanos. Estava constantemente a vigiar a linguagem corporal para não parecer culpado”.

 

Nesta entrevista com João Paulo Sousa e Ana Delgado Martins, Lucas diz ter-se sentido várias vezes impotente num cenário devastador. “Uma coisa que me chocou imenso foram duas miúdas mais novas que trouxemos para Portugal com notificações no telemóvel cada vez que havia um bombardeamento na cidade delas e a chorar (…) aí é que é a sensação de impotência é maior porque eu estou a fazer a minha parte, mas a guerra continua”.

                                                      Para ouvir clique aqui:



Sem comentários:

Enviar um comentário