quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Com a pegada educativa... traçamos o nosso caminho: Comemoração do Dia Mundial da Gentileza

 

Como já tem vindo a ser hábito e aos poucos se vai tornando uma tradição, na passada segunda-feira, dia 13 de novembro juntamo-nos todos para celebrar a Gentileza.

Nas aulas de OFA/ET/EV e CD, com base no baralho de cartas “O caminho da verdade” de Cristina Poppe falamos de valores e sentimentos numa conjugação de arte e humanidade. O objetivo foi a criação de um caminho coletivo a partir da “Pegada Educativa” formada pela impressão individual que cada aluno colocou na sua “pegada. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento os alunos apresentaram o valor que trabalharam em OFA/ET ou EV. A turma, orientada pelo professor fez a análise desses valores aprofundando e apropriando-se das características particulares de cada valor/sentimento e como estes se manifestam no seu dia-a-dia. Finalmente depois desta análise, cada turma registou uma pequena reflexão sobre a importância deste tipo de atividades e do contributo das mesmas para a sua evolução pessoal e o impacto que tem na comunidade escolar.

Na Escola Básica do Castro

No dia a escola acordou recheada de valor. Os trabalhos artísticos com as pegadas e o respetivo valor/sentimento realizados por cada turma/ano/aluno preencheram as paredes do átrio da nossa escola, preparando o espaço para a cerimónia de celebração.

Com palavras poéticas demos início a esta festa. De seguida o porta-voz de cada turma partilhou a reflexão que foi realizada coletivamente, apresentando textos de grande profundidade e valor que depois de publicados no blogue poderão reler e relembrar. Encerramos a cerimónia com dois momentos musicais. Duas das vozes talentosas da nossa escola, de ciclos diferentes, encantaram-nos com as suas vozes melodiosas que falavam sobre a importância de nos apoiarmos uns aos outros. Finalmente encerramos em beleza e emoção cantado, todos unidos, o Hino da Gentileza criado pelos alunos desta escola, tornando-se cada vez mais parte de nós, porque todos desejamos contribuir para uma escola onde os valores da humanidade passam da palavra à prática.

Na Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro

Neste dia, foi criado um percurso através dos vários espaços da escola com as pegadas criadas por cada um dos alunos nas aulas de OFA/ET/EV e CD que foram coladas por cada aluno. Este percurso conduz-nos ao mural em que cada turma, nas pegadas gigantes aí expostas, afixou o valor/sentimento trabalhado pela respetiva turma nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento. Estas mensagens poderão ser sempre lembradas e, desta forma, continuarmos a lembrar a importância de sermos gentis e respeitadores dos valores da humanidade, passando da palavra e da imagem à ação!

A escola ficou ainda mais bonita e recheada de mensagens significativas!

A verdade é que hoje pudemos sentir que a gentileza é de facto contagiosa e que quando a praticamos ficamos todos mais leves, mais confiantes, mais atenciosos, mais felizes.

Ficam aqui os registos da nossa celebração que foi tão especial!


























Sem comentários:

Enviar um comentário