quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Pensamento da semana



 
 "Tudo na vida é questão de perspetiva. Procure o melhor ângulo"
Todas as situações que nos ocorrem no dia-a-dia são imediatamente classificadas na nossa mente. Usamos uma espécie de carimbos: bom/mau, agradável/desagradável, certo/errado, e muitos outros deste estilo.
Esta é a necessidade que a nossa mente/ego tem de colocar tudo em caixinhas, com base nas experiências do passado, quer as que vivemos diretamente quer aquelas que observamos nos outros. Na realidade, as coisas não são nem boas nem más, nem certas nem erradas!  Simplesmente são! A prova disto é que aquilo que a minha mente/ego classifica como errado, o meu colega do lado, interpretando a mesma situação à luz das suas vivências pessoais, classifica como perfeitamente aceitável…. Este tem sido o grande desafio da Humanidade! 
Os recentes acontecimentos aí estão para nos provar precisamente isso, enquanto nos preocuparmos em ter razão, em classificar tudo de forma taxativa como preto ou branco, sem compreender que há uma escala infindável de tons de cinzento e que, portanto, todas as pespetivas são possíveis, a intolerância continuará a reinar entre os homens e a falta de flexibilidade levará a guerras, das mais íntimas que acontecem entre as quarto paredes das nossas casas, às maiores que explodem, matando inocentes nos vários cantos do mundo, dos mais mediáticos aos menos conhecidos (por isso menos falados) mas com um igual nível de sofrimento e dor!
Portanto sejamos flexíveis e como a nossa Pipi das Meias Altas, que de forma divertida, mas tão simples nos diz que a solução é entender que todas as pespetivas são válidas, todas as religiões têm o seu lugar e nenhuma é maior que nenhuma, apenas diferente tal como todos os seres humanos!
A resposta será sempre a Tolerância e o Amor!


Sem comentários:

Enviar um comentário