domingo, 31 de janeiro de 2016

Pensamento da semana

A “Escolinha Amarela”

É verdade, hoje surge-me falar da “Escolinha Amarela”, isto porque mais uma vez um antigo aluno me disse a invariável frase que sempre ouço quando reencontro algum dos nossos ex-alunos : “Que saudades tenho da Escolinha Amarela!”, normalmente acompanhado de outras expressões como : “Se eu soubesse!” , ou “A escola onde estou agora, não tem nada de comparável com a nossa !” . Isto causa-me sempre alguma tristeza, porque são inúmeras as vezes que digo aos alunos, atuais frequentadores privilegiados da “Escolinha Amarela” que não devem tomar por garantido aquilo que têm como realidade e achar que é assim em todo o lado, isto é, que é em todo o lado que são tratados com cuidado, dedicação, mimo e gentileza e tanta, tanta paciência e tolerância! Não é em todo o lado que há uma harmonia entre todos, professores, auxiliares e alunos que vivem criando laços, olhando para o lado pois o bem-estar do colega e dos demais que os rodeiam é tão importante quanto o seu próprio! A verdade é que esta “Escolinha Amarela” é especial para todos nós, que ao passarmos por outros espaços onde a realidade é completamente diferente percebemos que estamos num pequeno paraíso! Convido-vos a olharem para o bem que existe neste momento na vossa/nossa vida, não deixem para quando já não puderem usufruir desta escola maravilhosa! O viver no presente implica ficar em gratidão pelo que é, pelo que existe, pelo que é real. Relembro que o passado não pode se resgatado nunca mais, e o futuro simplesmente não existe pelo que aproveitemos, todos, o privilégio de nos encontrarmos  neste agora  que apesar de poder sempre ser melhorado é sem dúvida especial e único!


Mónica Loureiro

1 comentário:

  1. Tem toda a razão, quantas vezes penso nisso tudo que o texto retrata.
    Tenho tantas memórias de muitas coisas boas que aconteceram nessa bela escola, como belas e boas amizades que aí fiz tanto com funcionários como com alguns professores fantásticos.
    É com imenso carinho e saudade que relembro tudo isso.

    ResponderEliminar