quinta-feira, 18 de março de 2021

Escolas e agrupamentos já podem inscrever-se no Concurso Nacional de Jornais Escolares

 


A Edição deste ano tem algumas novidades. Uma delas é o Prémio Incentivo, que inclui um workshop sobre como fazer um jornal. Candidaturas decorrem até ao final de março.

 

Estão abertas as inscrições no Concurso Nacional de Jornais Escolares. Até 31 de março, os estabelecimentos de ensino podem candidatar as suas publicações, independentemente do suporte em que são difundidas. Volta, aliás, a ser permitido enviar uma edição em papel e outra digital — imprescindível é que tenha havido pelo menos dois números no decurso do ano letivo 2020-21.

 

Há novos prémios e categorias de participação nesta iniciativa do PÚBLICO, através do projecto PÚBLICO na Escola. As publicações são inscritas como jornais de agrupamento (categoria A) ou jornais de escola (categoria B). Em cada uma destas categorias serão atribuídos primeiro e segundo prémios, no valor de 2000 e 1000 euros, respetivamente. E aos três prémios especiais já existentes — reportagem, trabalho de ciência e design gráfico — junta-se agora um estreante: o Prémio Incentivo, também no valor de 500 euros, mas contemplando ainda um workshop sobre como fazer um jornal.

 

Este Prémio Incentivo destina-se a apoiar publicações que desenvolvem um trabalho significativo, em contextos mais desfavorecidos, e que o júri considere merecedoras de distinção e apoio. O valor total dos prémios atribuídos no Concurso Nacional de Jornais Escolares sobe este ano para 8000 euros.

 

A inscrição no concurso é feita através de um formulário (regulamento disponível aqui). As publicações são enviadas entre os dias 1 de junho e 10 de julho, os prémios anunciados antes do final do mês de outubro.

 

Prémios em 2020-21

PRÉMIOS POR CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO:

Categoria A – Melhor Jornal de Agrupamento

1.º prémio: 2000 euros

2.º prémio: 1000 euros

 

Categoria B – Melhor Jornal de Escola

1.º prémio: 2000 euros

2.º prémio: 1000 euros

 

PRÉMIOS ESPECIAIS:

Prémio Incentivo: 500 euros + workshop “Como fazer um jornal”

Prémio Melhor Reportagem: 500 euros

Prémio Melhor Design Gráfico: 500 euros

Prémio Melhor Trabalho de Ciência: 500 euros


Sem comentários:

Enviar um comentário