segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

LA CHANDELEUR: A TRADIÇÃO FRANCESA DE COMER CREPES NO DIA 2 DE FEVEREIRO

 Todos os anos, a 2 de fevereiro, França comemora La Chandeleur, também conhecido como o dia de comer crepes.



Na época dos romanos, La Chandeleur era uma festa em honra do deus Pã - deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Durante toda a noite, os crentes percorriam as ruas de Roma transportando velas (chandelles, em francês). La Chandeleur tornou-se depois uma festa religiosa católica associada à Apresentação de Jesus no Templo - Candlemas - celebrado em Portugal como Dia de Nossa Senhora das Candeias.

 

La Chandeleur ocorre exatamente 40 dias após o Natal e é uma mistura de ambas as tradições, que evoluíram para um dia onde são celebrados os crepes - a forma redonda representa o sol e o ciclo da vida, enquanto o ato de comer e partilhar com outras pessoas comemora uma tradição histórica de papas a darem comida aos pobres todos os anos a dia 2 de fevereiro.

Algumas pessoas colocam uma moeda em cima do crepe na frigideira, enquanto outras acreditam que é necessário segurar numa moeda na mão direita ao virar os crepes com a esquerda. Se conseguir fazê-lo sem deixar o crepe cair no chão, o ano será próspero. A tradição manda comer os crepes na hora do jantar, em vez de ao pequeno almoço, e algumas pessoas não comem o primeiro crepe, preferindo guardá-lo numa gaveta ou esconderijo, para ter sorte durante ano. Os franceses em geral, cristãos e não cristãos, costumam recordar a tradição e juntar a família e os amigos para comerem crepes no dia da chandeleur.

Fonte: Sapo Viagens, autora: Susana Sousa Ribeiro



Sem comentários:

Enviar um comentário