terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Voz aos nossos pequenos grandes autores!

 Será que o Homem controla completamente a sua existência?

O Ser Humano pode controlar diversas coisas, como por exemplo, uma marioneta ou um fantoche. Mas será que consegue exercer total controlo sobre a sua própria vida? Será que esta não depende de outros fatores?

Na minha opinião, a vida de um indivíduo não depende única e exclusivamente dele, mas sim das suas ações conjugadas com inúmeras condicionantes externas.

Tudo começa quando nascemos: aí, não tomamos qualquer decisão própria, são os nossos pais que o fazem por nós. À medida que crescemos, essa dependência vai diminuindo, mas vamo-nos apercebendo da sociedade em que vivemos, com as suas regras e normas para cumprir. Mesmo quando chegamos à fase adulta, em que pensamos que vamos ser independentes e fazer o que quisermos, não é bem assim. Para termos sustento, por exemplo, precisamos de um emprego. Acontece que nem sempre encontramos o trabalho dos nossos sonhos e, para termos o que comer, precisamos de fazer algo que não nos agrada tanto. Este é um dos muitos exemplos de que não controlamos completamente o que nos acontece. No entanto, a nossa persistência e empenho são os principais ingredientes para atingirmos os nossos objetivos.

Por isso, se queremos alcançar os nossos sonhos, devemos ter força de vontade, enquanto prestamos atenção às condições do meio em que vivemos!

                                                                                                       
                                                                                                        Sara Castro  9ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário